O Que São Máquinas?- Alavancas


Você que acompanha meu blog precisa saber o que são máquinas simples, pois irei escrever bastante sobre isso.
Pois bem. Máquinas são todos aqueles objetos que facilitam atividades, diminuindo a força utilizada. As máquinas estão por toda a parte: no varal, no elevador, na tesoura, na sua porta e em muitos outros lugares. Você já imaginou se a luz do seu prédio acabasse e não existisse uma escada? Sim, ela também é uma máquina.
Porém, hoje quero falar sobre outro objeto desse tipo. As alavancas. Toda alavanca tem um PONTO DE APOIO ou PONTO FIXO, que seguram o BRAÇO. A força que a gente faz se chama FORÇA POTENTE e o peso que temos que levantar se chama FORÇA RESISTENTE. Um bom exemplo para te mostrar isso é na gangorra ou na balança.
Resultado de imagem para Gangorra

Perceba que a barra amarela, que está no chão, é o ponto de apoio e os braços são as barras de azul e a de vermelho na imagem.

Resultado de imagem para chave de roda
Outro bom exemplo para te dar é a chave de roda. Quanto mais longe do PONTO FIXO a foça é aplicada, mais ela rende. Os mecânicos são cientes disso e, quando o parafuso está enferrujado ou bem apertado e precisa ser removido, eles acoplam  um cano à chave de roda.




Os egípcios também utilizavam alavancas nas construções de pirâmides. Eles transportavam pedras com pedaços de troncos não muito modificados.

Agora que você já sabe mais sobre alavancas, me despeço de vocês, muito obrigado.   :-)

Não se esqueça: PONTO FIXO ou PONTO DE POIO, FORÇA POTENTE e FORÇA RESISTENTE. Todas as máquinas facilitam atividades diminuindo nossa força e tempo.





Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentario