O Que São Engrenagens?


Eu mesmo vou responder a pergunta: Engrenagens são outro tipo de máquina simples. Elas possuem a forma redonda e podem ser acopladas à outras por causa de seus dentes. Essas máquinas, também nomeadas de roda dentada, aparecem em câmbios, motores e transmissões de meios de transporte. Sim, as engrenagens são aquelas rodas que ficam na sua atrás do pedal. 
Como na imagem abaixo, existem dois tipos de engrenagem: a COROA e a CATRACA. A COROA fica atrás do pedal, ela é a maior engrenagem. O conjunto de CATRACAS fica na sua roda traseira. Esse tipo de roda dentada tem um diâmetro menor em relação à COROA




Sistema de engrenagens na bicicleta

Podemos perceber que as rodas dentadas são ligadas por uma corrente. Quando pedalamos, a COROA se movimenta, fazendo com que a corrente gire e transmita o movimento para a CATRACA. 
É possível notar também que existem vários tamanhos de CATRACAS. Quando a corrente está ligada em uma catraca maior, você está em marcha leve. Nessa configuração, fazemos menos esforço, porém a velocidade não é muita. Por causa desses fatores, ela é utilizada nas subidas.
Quando a corrente está ligada em uma catraca pequena, o ciclista está em marcha pesada. Ela é utilizada em trechos planos e, em relação à marcha leve, a força utilizada nessa configuração é maior, assim como a velocidade que se pode atingir.
Agora vou contar uma coisa que tinha esquecido de escrever e vou ter que encaixá-la aqui: as engrenagens, assim como as polias, também podem ser consideradas alavancas, pois possuem o seu maior conceito. Ou seja, quanto maior o diâmetro da engrenagem, maior o ganho de força.
Eu acho que nos vemos na próxima, até mais tchau!






Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
1 Comentario
avatar

Vitor, seu texto ficou excelente! Parabéns de novo, de novo e de novo! Me orgulho muito de você!
Beijinho
Paula

Balas