Povos Que se deslocaram Ao Brasil

Queridos leitores, sejam bem-vindos a minha primeira postagem no meu blog. Como vocês já devem ter percebido, vou escrever sobre povos que se deslocaram ao Brasil. Primeiramente vou lhe explicar o que é isso: quando alguém se desloca, ela vai de um ponto à outro, simples. Mas não tanto assim, pois existem longas viagens. Podem ser de uma cidade à outra, de um país à outro, etc.
Já foram feitos vários deslocamentos importantes para a história. Por exemplo: Cabral veio ao  Brasil e, cerca de trezentos anos depois, a família real portuguesa fugiu para cá.

Agora que falei sobre Portugal, quero lhes contar um fato curioso: você sabia que  Cabral não foi o primeiro a chegar no Brasil? Por volta de 1400, a China era um dos países mais avançados: eles tinham uma  excelente tropa naval, navios colossais com cerca de 150 metros de comprimento, chamados bachuans, e, enquanto os europeus utilizavam espadinhas para se espetar, os chineses já tinham armas de pólvora.
Eles estavam navegando com sua armada, comandada por Zheng He, apenas para conhecer melhor o mundo. Até que, "Terra à vista!" Eles pararam na praia do... Brasil. Provavelmente Zheng He e seu exército fizeram uma estadia rápida, mas houve consequências: eles transmitiram uma doença de pele chamada chimbere, que deixam marcas parecidas com tatuagens no nosso corpo e, além disso, pesquisas feitas por americanos encontraram semelhanças entre os genes chineses e das tribos do Mato Grosso do Sul.
Depois disso, eles navegaram até a Austrália e voltaram para a China.
Eu acho que existe uma pergunta rodopiando na sua cabeça agora. " Se eles vieram para cá, por que a gente não fala mandarim e não temos uma cultura asiática?" Pois bem. Ao voltarem, o imperador chinês havia mudado. O antigo comandante, Zhong Di, era o patrono das navegações e fora derrubado por uma  rebelião. O novo imperador exigiu que a marinha fosse fechada e as explorações pelo mundo parassem, porque isso gastava muito dinheiro do cofre imperial.  Os documentos e as provas em papel dessa viagem foram queimados.

Outra pessoa que veio ao Brasil, um tempo depois, é o Duarte Pacheco Pereira. Ele era português cosmógrafo, uma mistura entre geógrafo, matemático e marujo.
Em 1498, o rei de Portugal, Dom Manuel, encarregou o marinheiro de uma tarefa importante. Pacheco deveria descobrir se as terras encontradas por Colombo faziam mesmo parte da Ásia.
Esse marinheiro multifunção ficou esquecido até 1882. Ninguém soube se ele encontrou as terras. Nesse ano foi publicado um livro chamado  Esmeraldo de Situ Orbis, ou " Tratado dos Novos Lugares da Terra" . Era uma obra assinada pelo próprio Pacheco. Segundo o livro, ele estava navegando pelo mar oceano, outro nome para o Atlântico, e encontrou uma terra grandemente povoada por 'pardos mas quase brancos'. Essa tribo que ele viu deve ter sido a dos Aruak, pois eles são mais claros em relação à outras tribos do Brasil e da África.
A tese desse importante marujo foi ao Brasil, aonde o português Jorge Couto defendeu-a em "A construção do Brasil". Mesmo com essa tese com algumas provas, os historiadores acham e achavam que o Pacheco escreveu apenas frases ambíguas. Até hoje, ninguém sabe se ele fez esse deslocamento ou não.

Pronto, escrevi tudo o que queria. No próximo texto de HISTÓRIA, pretendo falar sobre Cabral. Até a próxima, tchau.

Proxima
« Anterior
Primeiro
2 Comentario
avatar

Vítor, eu gostaria muito de voltar no tempo e ver concretizada uma colonização chinesa!!
Imagine um país deste tamanho com uma cultura asiática?!
Claro que nem tudo teria sido perfeito, talvez os brasileiros não tivessem tanta liberdade; mas também não haveria tanta libertinagem!

Balas
avatar

Vítor, eu gostaria muito de voltar no tempo e ver concretizada uma colonização chinesa!!
Imagine um país deste tamanho com uma cultura asiática?!
Claro que nem tudo teria sido perfeito, talvez os brasileiros não tivessem tanta liberdade; mas também não haveria tanta libertinagem!

Balas